Desenho do dia 07/04

Entrevista USkP

 Entrevista publicada na Agenda dos Skechers - Junho de 2018 pelos Urban Sketchers Portugal (USkP) que são uma associação sem fins lucrativos formada no modelo da Associação Internacional Urban Sketchers.

"Há quanto tempo desenhas?

Sempre me lembro de desenhar desde muito novo, especialmente enquanto era adolescente e passava as férias de verão a andar de bicicleta, parando para registar os sítios que encontrava, muitas vezes desconhecidos para mim. Entretanto, fui de certa forma forçado a parar de desenhar por algum tempo enquanto terminava o meu curso e começava a desenhar em computador CAD, mas foi enquanto me licenciava em Arte e Design que voltei a ter contacto com o desenho livre, devido ao Diário Gráfico. Assim, depois de anos a desenhar à frente de um computador e segundo normas técnicas, o desenho artístico voltou a fazer parte da minha vida como forma de escapar ao stress e de manter um tipo de memórias dos sítios que visitava diferente. Num mundo tecnológico onde as redes sociais são os locais de partilha de tudo o que as pessoas veem (quando na verdade nada veem, pois apenas tiram fotografias sem olhar para os cenários originais) o desenho “in situ” faz-nos ver, obrigando-nos a observar calmamente o local e todos os seus detalhes, de forma a os registar em cadernos. Esses cadernos constituem por isso autênticos álbuns fotográficos: podem ser guardados numa prateleira e ser vistos mais tarde, permitindo a recordação de momentos e detalhes não só do local, como também do ambiente que o envolveu, algo que não pode ser registado através apenas de fotografias."

Jorge Antunes desenhado por Renata

 

Comentários